terça-feira, 7 de abril de 2009

Morre o cantor e compositor Antônio Vieira.

Nota:

O cantor e compositor Antônio Vieira morreu nesta manhã, vítima de um acidente vascular cerebral (AVC), no UDI hospital. Antônio Vieira estava internado desde o último dia 2, quando passou mal em sua casa. O corpo será velado na Pax União, da Rua Grande. O enterro vai acontecer às 10h, no Cemitério do Gavião.


Histórico

Antonio Vieira nasceu em 9 de maio de 1920, na rua de São João, em São Luís do Maranhão. O filho de dona Maria cresceu próximo ao Mercado Central, local de efervescências sociais e culturais, com seus muitos personagens. Era a gente do povo. Naquela época, quando nem se sonhava com supermercados, a cidade borbulhava de vendedores típicos ambulantes, os chamados pregoeiros, que vendiam (ou compravam) de tudo de porta em porta, anunciando-se com seus pregões cantados e bem-humorados, que tanto fascinavam o menino. Tudo isso, e a paz de uma cidade ainda civilizada,ficou para sempre gravado na memória de Seu Vieira.

Começou a se interessar por música e a compor muito jovem. Ainda menino, prometeu à sua segunda mãe:"minha madrinha, quando eu souber escrever, eu vou fazer o poema para o azul, a cor que eu mais gosto". Aos 16 anos fez sua primeira música, com o entusiástico título de "Mulata Bonita", um samba cadenciado e bem moderno para a época. Mais tarde compôs o "Poema Para o Azul", cumprindo a promessa de menino. Para compor, Vieira usa sua marca registrada, a simplicidade. Ao longo de sua extensa carreira, a sua principal fonte de inspiração tem sido a vida do homem comum, da gente das ruas, o amor e o sofrimento das pessoas simples.

Fonte: imirante


O Samba é bom (Ao vivo)

Download: http://www.4shared.com/file/91689435/2fad7a2c/Antnio_Vieira_-_O_Samba__Bom__ao_vivo___up_DjCassio.html

2 comentários:

  1. Rapaz eu era fã dele, cara. Depois se tu conseguir, vê se tu upa o CD "Pregoeiros".

    Salve Mestre Antônio Vieira!

    ResponderExcluir