segunda-feira, 4 de maio de 2009

Mestre Leonardo - O Calor do Tambor -de-Crioula do Maranhão dá o tom à cultura popular

#Mestre Leonardo - O Calor do Tambor - de - Crioula do Maranhão dá o tom à cultura popular#

1 Chamei boiadeiro
2 Chega pra roda
3 Mariá
4 Eu vou pro mar
5 Baleia
6 Pedreira pegou fogo
7 Baiei na bahia
8 Guimarães
9 Tirei corda do touro
10 Centro de Zé Doca
11 Eu venho de Bom que Dói
12 Sela boi / Eu já vou

Mestre Leonardo:

Leonardo Martins Santos nasceu em 1921, no município de Guimarães. Veio "fugido" para São Luís, depois que foi deixado pelo pai, aos 12 anos. Nessa época já tocava tambora, mas para sobreviver tinha que trabalhar como estivador, vida dura que no entanto nunca lhe tirou a alegria de viver. É reconhecido por ter introduzido o tambor - de - crioula em São Luís, sendo o primeiro mestre a levar o ritmo para fora do Maranhão, há trinta anos. Conhecido pela sua história e participação incasável no folclore maranhense, com seu Boi de Zabumba e Tambor-de-Crioula, é incontestavelmente a maior referência do ritmo no estado.

2 comentários:

  1. E O TAMBOR DE CRIOULA DO MESTRE LEONARDO, ₢ONTINUA DANDO SHOW... ESTEVE PRESENTE NO FESTIVAL INTERNACIONAL DE BONECOS DE BRASÍLIA QUE ACONTECEU NOS DIAS 25 a 30/08/2009 NO ESPAÇO FUNARTE EM BRASÍLIA, ONDE RECEBEU SEUS CONTERRANEOS COM TODA HONRA.

    ResponderExcluir
  2. O TAMBOR DE CRIOULA DE LEONARDO, ESTEVE NO DIA 13,14 e 15/08/2010 EM SANTA MARIA DOS VIEIRAS - PORTO RICO/MA. PARA QUEM NÃO SABE: "TERRA NATAL DO MESTRE LEONARDO"

    ResponderExcluir