segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Ary Lobo - Último pau de arara [1958]


ARY LOBO ( GABRIEL EUSEBIO DOS SANTOS LOBO) Nascido em Belem do para’ em 14 de agosto de1930, foi um músico de forró natural de Belém, Pará. Ary Lobo foi daqueles gênios que não nascem mais nos dias de hoje, o maior compositor de forró da história, com mais de 700 músicas gravadas por ele e outros cantores, músicos e intérpretes. Um defensor solitário (ou quase) da música nordestina de raiz. Suas gravações são o retrato disso, a começar pelos instrumentos usados, ele não ousava muito, já tinha sua fórmula motada.De estilo semelhante ao de Jackson do Pandeiro, cantando derivativos do baião, entre cocos e rojões, Ary Lobo lançou varios sucessos nos anos 50 e 60 em seus nove LPs na RCA. Retratava a vida e os costumes nordestinos em diversas cançoes, como Cheiro da gasolina, vendedor de caranguejo,eu vou pra lua,suplica cearence,evoluçao,menino prodigio. entre outros…
Ary Lobo, Antes de Se Tornar Popular Como Cantor, Exercia as Mais Diversas Profissões, Incluindo a de Mecânico e musico corneteiro na Força Aerea Brasileira. Ao se Apresentar em Um Concurso de Calouros na PRC-5, de Belém, Como Era de Se Esperar, Foi Feliz em Sua Primeira Apresentação. Todos Achavam Que a Sorte de Gabriel Estava no Sul. Em Uma Certa Ocasião, Cantou no Teatro Arthur Azevedo, Um Show de Curta Temporada em São Luís do Maranhão, e Eis Que na Platéia Encontrava-se Ninguém Menos que LUIZ GONZAGA, o Rei do Baião, Que Logo de Cara Gostou da Bossa do “Menino”, Fazendo-lhe Então Um Convite Para Acompanhá-lo ao Rio, Convite Este Que Não Pudera Ser Aceito, Pois Ary Tinha Muitos Compromissos. 1 Ano Após, Apareceu em Belém o Conhecido Compositor Pires Cavalcante, Que Reforçou o Que Todos Já Diziam. O Jovem Ary Arrumou as Malas e Partiu Para a Metrópole. Assinou Contrato Com a RCA Victor e em 1956 Gravou Seu Primeiro Disco, Que Foi o Pontapé Para a Sua Carreira musical.

FONTE: http://www.lastfm.com.br/music/Ary+Lobo/+wiki


#Ary Lobo - Último pau de arara (1958)#

01 Último pau de arara
02 Que choro é esse
03 Forró de piancó
04 Dona conceição
05 O vendedor de caranguejo
06 Tum tum tum
07 Renda dá
08 Visite o terreiro
Download:
http://www.megaupload.com/?d=86EW200A

Status: Ativo

5 comentários:

  1. Ary Lobo gravou algumas músicas de João do Vale como a "Quem encosta em Deus não cai", "Fim de verão", "Vou pra Caxias" e "Trezentos e cinquenta anos", aém de outras que são desconhecidas.

    Músicas de João do Vale:

    http://www.4shared.com/dir/DX21OtO5/JOAO_DO_VALE.html

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pela postagem. Conheci Ary Lobo pessoalmente e de vez em quando enchia o saco pedindo-lhe que escrevesse algumas músicas para que eu cantasse em programs infantis na antiga Rádio Mayrink Veiga´.Chegamos a cantar no mesmo programa é mole? Sou carioca e hoje(25/12/10) ganhei este presentão. MUITO OBRIGADO !!!

    ResponderExcluir
  3. gostaria de ver o compacto duplo do Ari Lobo que tem uma musica chamada "ohomem de caxias"

    ResponderExcluir
  4. Olá,vocês poderiam repostar o disco?

    Kurtz

    ResponderExcluir