domingo, 12 de dezembro de 2010

Catulo da Paixão Cearense e Nhô Bento - 1989


CATULO DA PAIXÃO CEARENSE recitava e cantava as suas composições gerais, acompanhando-se a si próprio, no violão, nos teatros, nos palácios de Ruy Barbosa, do Catete, do Rio Negro e da alta sociedade, mas não se esquecia nunca, dos botequins e das choupanas dos humildes.
E à toda parte, na imortalidade dos seus versos acadêmicos, duma suavidade enternecedora, como esses tão queridos no Brasil e em Portugal, da sua divina canção "Luar do Sertão".
Mas, na história literária do nosso tempo é principalmente como poeta sertanejo que ele avulta, porque ninguém como ele soube exprimir os sentimentos dos que amam e sofrem no inferno verde, nas terras ubérrimas, mas terríveis da Amazônia e do Ceará.
De Catulo, escreveu o mais simples e mais lidos de todos os grandes intelectuais do Brasil, em todos os tempos, Humberto de Campos:
"Catulo da Paixão Cearense tem sido acusado de exageros e falhas na sua poesia sertaneja. Os que le apontam defeitos, não conhecem, entretanto, o sertão: são críticos da cidade, que viajam no dorso dos livros, na garupa de terceiros, e aos quais não sabe, conseguintemente, o direito de objurgatória.
Eu me preso de conhecer as sertanias do Norte, e admiro em Catulo, exatamente, a veracidade das paisagens, e a maestria com que ele surpreendeu os aspectos heróicos da psicologia do sertanejo."
Catulo soube deixar na boca do seu povo uma linguagem altamente bela e imaginosa. O vocabulário que usou e o senso gramatical podem não agradar do ponto de vista dos que são ciosos da unidade do idioma, mas calham, admiravelmente, como feitos a propósito para decantar aqueles sentimentos, ora ingênuos, ora líricos, ora maliciosos, ora argutos dos sertanejos.
Suas corruptelas lingüísticas possuem unidade, harmonia e articulações de um dialeto. Isso demonstra intuição profunda da índole da língua, de suas leis de abrandamento e plasticidade.
Mas Catulo não é somente o cantor prodigioso dos sertões, embora as suas inspirações e produções desse gênero, de um conjunto de epopéia, não tenham sido excedidas em outros lugares da sua vasta e variada obra. E que se perceba que Catulo pôs aí todos os enternecimentos da sua alma, como em nenhuma outra parte.
Catulo não é apenas o contemplático e paisagista, que se queda diante da serena e augusta beleza dos campos e da natureza, mas o intérprete ágil da sua profunda filosofia.
Ele sabe fazer falar o mundo vegetativo e o morto dos troncos e velhos com tão própria e admirável sabedoria e sentimento. Em suas poesias, as mais diversas, em suas modinhas, as mais destinadas a seguir os gorgeios (sic) da música, há sempre o traço impressionante do belo que cala no espírito e no coração.
Catulo é cearense pelo nome e pela ascendência paterna, maranhense pelo nascimento e pela ascendência materna, mas brasileiro pelo sentimento e de patriotismo e de brasilidade, e universal pelo conteúdo filosófico da sua obra.


GUIMARÃES MARTINS (Reproduzido da contracapa do disco)



#CATULO DA PAIXÃO CEARENSE E NHÔ BENTO#

LADO A

01 O violão - Abismo de rosas
02 A dor e alegria - Cruz perigo / Só pelo amor vale a vida
03 Alucinação - Romance de amor
04 Saudade - Apollonia Pinto
05 O portão - Prelúdio (Bachianinhas Nº 4)
06 Chico beleza - Gaúcho
07 O marrueiro - Prelúdio da menina só / Prelúdio Nº 20


LADO B

01 Santa Cruz - Gavota - Partita 3
02 Ribeirãozinho - Chacona e Fuga partitas 2 e 1
03 Doce de Cidra - Choro Nº 1
04 Pra mim qualquer coisa dá - Prelúdio partita 3
05 Coração de uma criança - Quem sabe?

 
Download:

8 comentários:

  1. eu adoro esse espaço... sempre q venho aqui ficando beeem informada hehehe

    musica maranhense é mara \o/

    Parabéns teu espaço é lindo...

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado, volte sempre que puder.
    Cheiro!

    ResponderExcluir
  3. Victor, menino adoreeeei o seu blog. Parabéns pela valorização da nossa terra com nossas músicas.
    Visite o meu blog(ecologicadesalto.blogspot.com)
    Sempre enfatizando o meio ambiente do Maranhão.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Semana do Catullo - Evento Nacional - de 04 à 11 de outubro de 2012.

    Ações Culturais Intwegradas que Englobam, Literatura, Música, Teatro, Relativas a Obra de Catullo da Paixão Cearense. Participem.

    Para inscrição e recebimento de Material Literário, Músical e Fotográfco: semanadocatullo@gmail.com....


    Procurem Instituições Culturais de Sua Cidade e se Informem!

    ResponderExcluir
  7. Que pena estava hospedado no megaload!!!
    sinti demais... cheguei tarde!

    ResponderExcluir