quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Rommel Ribeiro - Nada Direito (2015)


Rommel Ribeiro - Nada Direito (2015)

1. A Beleza do Mundo 
2. Mariazinha
3. Ainsi Parla Zoroastre
4. Despedida
5. Field Of Flowers
6. Entre Letras e Quedas
7. Despertar
8. Nada Direito
9. Vide-Verso
10. Coco Sem Azeite

CRÉDITOS
Guitarra Vocal e Nylon: Rommel Ribeiro
Baterias Batá, Tambor Udu, Caxixis, Congas, Xequere, Tam-tam, Cuica, Tamborim, Timbal, Triangulo, Shakers e Percussão Efeitos: Vovo Saramanda
Fretless Bass, Guitarra Acústica Nylon 7-Cordas e Cavaquinho: Silvio Modolo
Bateria, Frigideira, Pandeiro, Tamborim e Agogos: Fabrice Laurent
Acordeão, bandolim e violino: Francis Covan
Saxofone Alto, Saxofone Tenor e Flautas: Genevieve Lapointe
Trombone: Talal Mouallem
Guitarra elétrica: Diogo Ramos (Faixas # 1, # 3, # 6 & # 9)
Vocais: Marcus Freitas, Ila Brognoli, Daniel Leite, Graziela Esteves, Myriam Fillion, Yossef Kahwage, Vovo Saramanda, Diogo Ramos, Julia Pessoa, Fernando Moreno, Lissiene Neiva, Paulo Bottas e Lídia Barreiros.
Vocal Especial e Piano: Paulo Bottas (Faixa # 3)
Convidado Especial Cajon, Caxixis, Guiros, Cymbal, Crotalos e Percussão Efeitos: Angel Araos (Faixa # 3)
Flauta especial do convidado: Tariq Amery (trilha # 3)
Convidado Especial em Vocal: Regina Teixeira (Faixa # 10)


Biografia

Cantor, compositor e guitarrista, Rômmel Ribeiro nasceu em uma família de artistas na cidade de São Luís do Maranhão, no Nordeste do Brasil. Por isso, desde criança Rômmel teve contato com o vasto cancioneiro brasileiro e a oportunidade de se conectar com o gênio criativo de artistas como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Chico Cesar, Alceu Valenca, Leinie e Zeca Baleiro. Contudo, sua raiz intrinsicamente brasileira teve a coloração sonora ampliada quando ele se mudou para o Canadá em 2006 e passou a praticar uma intensa atividade musical entre diversas cidades, notoriamente Montreal, Ottawa e Toronto. 

Desde sua chegada ao novo país, Rômmel passou a ser integrante ativo na banda People Project e pôde assim explorar a mescla de estilos com músicos de diferentes nacionalidades. Com esse grupo realizou concertos nos Festivais de Jazz de Montreal e de Ottawa, no Blues Ottawa e no Toronto Global Groove. Rommel tambem participou no disco Solidarity da banda canadense The Souljazz Orchestra, e foi nomeado World Album of the Year pelo JUNO Awards, e Top 10 em inumeras radios da Europa, como BBC Radio 1 em Londres e RadioNova em Paris. 
Durante seu percurso artístico, Rômmel avançou também no trabalho de composições. Em 2006 ele havia lançado ainda no Brasil o disco Transcendental, e em 2012, em Montreal, o álbum Egológico Recycle numa colaboração criativa com músicos da Etiópia, Camarões, França e Brasil. 
A alta qualidade de suas composições, a capacidade de fazer boas parcerias e sua excelência no palco renderam ao músico diversos prêmios no Canadá. No ano de 2010, ele recebeu o prêmio de "Grande Revelação" no Festival Nuits d'Afrique, e o “Prix de la Diversité” [Prêmio da Diversidade], ofertado pelo Conselho de Artes de Montreal e outras organizações culturais. E em 2012, o artista foi agraciado com o importante prêmio “Revelação Radio Canada 2012-13” na categoria World Music. 

Esse último trunfo abriu-lhe mais portas no cenário musical e o artista viu novo avanço em sua carreira. Desde então Rômmel teve a honra de abrir um espetáculo de Gilberto Gil em novembro de 2012 em Montreal; de gravar seu novo álbum Nada Direito no excelente estúdio da Radio Canada; e participar na produção de um DVD poético-musical contendo diversas composições inéditas. Em 2015, além do lançamento do disco Nada Direito, o músico pretende realizar também uma turnê para divulgar sua música por terras brasileiras e europeias. 

Estamos diante de um trabalho musical consistente e multifacetado que navega por ritmos e estilos como a MPB, o Reggae, o Afrobeat e o Jazz, com letras em francês, português, espanhol e inglês. 

Sobre o Nada Direito

Em 2012, eu liberei meu 2º álbum, Egologico Recycle e fui premiado com o título "Revelation CBC / Radio Canada 2012-13 em Word Music". Em 2013, a CBC me convidou para preparar um programa especial para ser transmitido na TV e eles também me ofereceram 3 dias de gravações gratuitas no grande "CBC Studio 12" em Montreal, como parte do prêmio.

Eu selecionei algumas músicas originais criadas em colaboração com outros artistas, poetas, pintores, fotógrafos e designers. Meu objetivo era envolver pessoas de diferentes campos de arte e origens culturais para criar um registro de música único.

A banda (Vovo Saranda, Silvio Modolo, Fabrice Laurent, Francis Covan) e eu tivemos alguns ensaios antes da apresentação da TV. Em 7 de fevereiro tivemos o show e de 8 a 10 de fevereiro gravamos 10 músicas ao vivo no CBC Studio 12.

Também tivemos gravação adicional de sax, trombone, flauta (arranjos de Genevieve Lapointe), back vocals, guitarras, percussão, efeitos sonoros e 4 convidados especiais. Montagem de Diogo Ramos em Montreal e mixagem e masterização de Ze Americo Bastos no Rio de Janeiro. Trabalhos de arte / design gráfico por Wallace Roza e Enrico Lima. Vídeos de música e fotos das gravações originais ao vivo no estúdio, de Dioni Pereira.

Página Oficial


Nenhum comentário:

Postar um comentário